top of page
Buscar
Foto do escritorFollow Me

“A história das coisas” *The Story of Stuff*

De quantos planetas precisaremos para suprir a inesgotável demanda por bens de consumo?

Essa pergunta alarmante levou a ambientalista e ativista americana Annie Leonard a criar o vídeo The Story of Stuff (um fenômeno na internet, visto por mais de 12 milhões de pessoas ao redor do mundo), que revela a história por trás de tantos sonhos de consumo, como jóias, carros, roupas, computadores...




A história das coisas* The Story of Stuff * , é um documentário de apenas 20 minutos que fala sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto negativo que esse consumo causa no meio ambiente. Apresentando Annie Leonard, The Story of Stuff mostra de uma maneira didática e clara todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda, compra e falsa ideia de necessidade, até o momento de descarte e poluição. Colocando em debate o mal que esses resíduos tóxicos causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral. Com uma boa dose de humor o documentário questiona os nossos valores, os padrões sociais de consumo impostos pela mídia e grandes empresas. Levando-nos a questionar sobre nossos costumes e a maneira como consumimos e encaramos a preservação do nosso planeta.


Qual é o nosso papel na terra, o que estamos fazendo para melhorar? Veja o documentário abaixo e repense seus valores!

Em seu livro homônimo, ela retoma e aprofunda o tema, explicando de onde vêm as matérias-primas, por exemplo, das camisetas de algodão e das latas de alumínio que usamos, como esses artigos são produzidos, distribuídos e consumidos e o que acontece depois que jogamos tudo isso no lixo. O impacto de todo esse processo consumista sobre a Terra e os seres humanos é enorme e aterrador. A autora passou duas décadas rastreando o tráfico internacional de lixo, combatendo o descarte pela incineração e estudando a economia dos materiais nos mais de trinta países que visitou. A conclusão que chegou, porém, é otimista:

Ainda é possível mudar os rumos desse sistema econômico poluidor. Para isso, ela propõe grandes transformações na máquina extrair-fazer-descartar e outras pequenas, mas essenciais, que podem ser adotadas desde já por cada um de nós.





50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page