top of page
Buscar
Foto do escritorFollow Me

Ações do governo para sustentabilidade



A busca pela sustentabilidade é um dos maiores desafios para a humanidade. Se antes o pensamento era apenas de produzir e lucrar sem se importar com os danos ao meio ambiente.


Hoje, esse padrão de consumo e produção, está sendo questionado e considerado gravoso para a existência saudável dos seres humanos e equilíbrio ecológico do planeta.


Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas.” (trecho da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972), parágrafo 6.).

Sem dúvidas, precisamos desenvolver uma consciência socioambiental, em benefício de uma sociedade justa e de um meio ambiente sustentável. Mas, mesmo diante de todas as transformações e problemas, a maioria das pessoas ainda não adotaram novas práticas. Por isso, a ação do poder público é fundamental no exercício da ordem coletiva, criação de políticas públicas, bem como, na regulação, mediação e fiscalização das atividades humanas na sociedade civil. Porém, é importante ressaltar que a gestão dos bens ambientais, deve ser responsabilidade de todos e não apenas do estado. Pois, quando tratamos de questões relacionadas ao meio ambiente, a participação dos indivíduos e representantes do poder privado é indispensável.





A concepção em conjunto de ações e políticas públicas para a sustentabilidade facilita o amadurecimento ecológico da sociedade e fortalece os valores de cidadania.









Seguindo o movimento dinâmico, provocado pelas grandes transformações sociais e climáticas no mundo, a partir da década de 1970, os debates da comunidade internacional sobre a problemática ambiental afetaram o planejamento das políticas públicas.

Pensando sobre o caminho de evolução rumo ao desenvolvimento sustentável, percebemos que as ações foram mudando ao longo do tempo com as transformações ocorridas na sociedade. No início do século XX, não havia tanta preocupação com o meio ambiente, as estratégias de competitividade no setor privado, eram baseadas na degradação ambiental e no desrespeito às cláusulas sociais. Mas, com o avanço nas discussões e elaboração de instrumentos de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável no século XXI. O governo, as empresas e a sociedade em geral tiveram que adotar uma série de medidas, modificando a sua forma de atuar. Nesses novos tempos onde os cidadãos prezam pela sustentabilidade, as ações do estado precisam garantir uma integração entre o econômico, o social e o ambiental, pois ambos estão interligados por uma mesma causa, que visa o crescimento econômico consciente, sem danos à sociedade e nem ao meio ambiente



O uso das plataformas digitais em favor do meio ambiente


O mundo hoje convive com uma discussão intensa sobre o meio ambiente, a preocupação com os impactos ambientais fruto da atividade humana faz parte da historia recente da sociedade moderna. Onde se busca através de um parâmetro entre o desenvolvimento econômico acoplado a sustentabilidade, uma melhor forma de gerir o meio ambiente, de promover uma gestão ambiental consciente e preservar os recursos naturais para as futuras gerações. A melhor forma de propagar uma gestão ambiental consciente nos dias atuais é através da informação, levando em consideração que o mundo inteiro hoje está conectado através dos meios de comunicação e redes sociais, no entanto essa ferramenta ainda é pouco explorada pelo poder público, quando se trata de agir em beneficio ao meio ambiente e promover uma gestão ambiental eficiente. Através da divulgação em portais na internet e em mídias sociais, o poder publico poderia ter uma melhor eficiência e eficácia em propagar a sustentabilidade, além disso, a utilização dessa ferramenta representaria um maior alcance, chegando a vários setores da sociedade.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page