top of page
Buscar
Foto do escritorFollow Me

“Jogar o lixo fora”

Existe uma crença mundial de que tudo que devemos fazer para cuidar do lixo e mantermos nossa sociedade limpa e funcionando civilizadamente é “jogar o lixo fora”. O que as pessoas não entendem é que não existe isso “de jogar o lixo fora”, pois não existe “lá fora”, tudo é parte do planeta no qual vivemos e tudo interfere no seu bem-estar.



São sérias as consequências de fazermos da Terra uma grande lixeira.

Movidos pelos nossos hábitos de consumo, estamos sempre comprando produtos novos e descartando os velhos. Lotamos carrinhos de supermercados e saímos das lojas com sacolas que carregam os nossos itens de desejo. Assim viramos máquinas de produzir lixo em grande escala. Somos bombardeados diariamente pela mídia com uma série de informações sobre como consumir mais alimentos, comprar roupas e sapatos, ter um carro atraente para o nosso tipo de vida. Mas isso tem que ter um limite.


Tipos de resíduos

Primeiramente, é importante entender o conceito de lixo, uma palavra utilizada antigamente para designar tudo que restava das atividades humanas e que era inútil e sem valor. Ela foi substituída pela palavra resíduo sólido, que é o que tem potencial de reaproveitamento. Acabamos usando a palavra lixo para falar da mistura de recicláveis, orgânicos e rejeitos, o que impossibilita a recuperação destes materiais.


Reciclável é tudo aquilo que pode ser reintroduzido na cadeia produtivo para ser transformado no mesmo ou em outro produto, em um processo que economiza energia, água e outros recursos quando comparado à fabricação de produtos a partir da matéria-prima natural.


Orgânico é tudo aquilo que veio da terra e para a qual pode voltar através da compostagem, como cascas e restos de frutas e verduras, casca de ovo, borra de café, cabelo, folhas, entre outros.



Rejeito é considerado tudo aquilo que ainda não pode ser reaproveitado porque não existe tecnologia para tal ou porque não é economicamente viável.


Temos ainda os resíduos perigosos, que devem ser levados a pontos de coleta para serem encaminhados a um tratamento especial, que vai recuperar estes materiais ou dispensá-los da maneira correta em aterros industriais. São eles: óleo lubrificante, óleo de cozinha usado, eletroeletrônicos, resíduos da construção civil, lâmpadas, pilhas e baterias, medicamentos, pneus.


Ao entrar em contato com a terra, o resíduo orgânico produz o chorume (substância escura e espessa altamente poluente, oriunda da decomposição de matéria orgânica), que é absorvido por camadas profundas do solo principalmente com a ajuda da chuva, até atingir o lençol freático. Consequentemente, ele se mistura à água que bebemos e chega às plantações de onde vêm os nossos alimentos.


O resíduo reciclável, como garrafas PET, sacolas plásticas, isopor, pneus, embalagens cartonadas e muitos outros resíduos quando são jogados diretamente nos rios e mares, aí é um caminho sem volta. Saem contaminando tudo o que encontram pela frente, inclusive a vida marinha. E tem mais. A poluição gerada pelo lixo se propaga pelo ar. Peixes e aves marinhas engolem plástico. Animais que vivem em terra correm o risco de ingerir objetos cortantes e morrer.


Resíduos jogados em lugares impróprios emitem gases tóxicos que podem gerar pequenos incêndios e dizimar árvores, plantas e flores.



O tempo de vida dos recursos naturais escoa por entre o nosso lixo. E fingimos não perceber. 🙊🙉🙈

Quando você está jogando o lixo fora, na verdade você esta jogando dentro do planeta. Se o problema é uma questão de escala, a solução também, somos mais de 7 bilhões de seres humanos, e se cada um fizer um pouquinho, terá um resultado gigantesco❤ .




54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page