top of page
Buscar
Foto do escritorFollow Me

Solidariedade e Sustentabilidade



Duas ações que caminham juntas neste tempo de pandemia, que tem servido para mostrar a forma como somos e estamos inseridos nas sociedades local e globalizada. Despertar a percepção do que somos diante do meio, da forma como o meio pode nos influenciar e de como reagimos.

Com tudo que passamos neste período, nossa consciência de sociedade sofrerá mudanças. Mas cada região terá um jeito diferente. Mais rápido ou mais lento vamos superar esta fase do COVID19.

O mundo enfrenta uma eminente recessão econômica e há diariamente alterações na legislação para mitigar a propagação da doença, preservar vidas, empregos e ajudar empresas. Diante desse cenário, a quarentena forçou-nos a mudar os nossos hábitos sociais e a fazer da casa, o posto de trabalho, a escola das crianças, o ginásio, o café, e muito mais. Isto fez-nos a todos perceber a importância de ter um pequeno balão de oxigênio, na forma de terraço ou varanda e veio colocar em evidência que a maioria das casas atuais deveria ter sido projetada de forma diferente, e o mundo que é nosso grande balão de oxigênio como deveria ser tratado ? Precisamos nos conscientizar que o meio ambiente ainda agoniza com o lixo que é descartado diariamente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, lhe perguntamos:

Você sabe para onde vai o “lixo” da sua casa? Como as cidades lidam com as toneladas de materiais eliminados diariamente? Tudo o que você joga “fora” deveria ser desperdiçado ao ser destinado para aterros sanitários?



A crise do coronavírus vem nos mostrando que certas atitudes, devem ser abandonadas se quisermos ter um outro futuro, socialmente, e também ambientalmente. A responsabilidade não é apenas individual, é de todos. Precisamos pensar no futuro dos resíduos nas cidades e para isso é preciso continuar a mudar.


A pandemia veio alterar hábitos e rotinas, mas também acelerar tendências, os tempos de crise têm tanto de ameaçadores, como de libertadores, podendo funcionar como gatilho para o quebrar as “velhas regras”.



Mas, afinal, o que é que irá mudar na era pós-Covid?

Apontamos algumas tendências de quais serão as novas prioridades num mundo pós-Covid.


O DESAFIO DA SOLIDARIEDADE SOCIAL

Nem todos vão conseguir infelizmente voltar a reencontrar um contexto de estabilidade económica e serão precisos novos mecanismos de solidariedade social que permitam com dignidade e sentido de responsabilidade dar a todas estas pessoas um contexto de oportunidade para o futuro. Precisamos de uma verdadeira união de forças de todos nós como cidadãos e também uma política integrada de inovação social que integre de forma positiva todos nós cidadãos, num mundo novo em que não sendo iguais teremos que fazer os possíveis por ser menos diferentes.


O DESAFIO DA INTELIGÊNCIA COLETIVA

Tudo passa por no principio e no fim saber estar e participar. Impõe-se para o futuro uma cultura de participação colaborativa positiva, com sentido de responsabilidade cívica e liberdade criativa. O “Next Normal” que aí vem vai obrigar, nós cidadãos e instituições a um novo sentido de convergência económica e social. Nunca como agora vai ser tão importante regressar a um sentido de comunidade em que todos se revejam e estejam disponíveis para construir um novo percurso coletivo com resultados positivos para o futuro de todos.


VIVER NUM AMBIENTE SAUDÁVEL

Os cuidados diários com a higiene e desinfeção saíram reforçados com a pandemia. Assim, viver em ambientes saudáveis e seguros será uma das novas prioridades – um desafio para as empresas e espaços físicos, que terão de garantir o cumprimento das normas mais que nunca para gerar confiança nos consumidores.


SOLUÇÕES PARTILHADAS

Partilhar e distribuir soluções inovadoras para problemas que são de todos. O coronavírus, é um dos problemas transnacionais e trans-demográficos mais urgentes da história recente e, como tal, lembrou às pessoas que as melhores organizações e empresas são aquelas que colaboram generosamente com outras pessoas.


Resultado benéfico de passar mais tempo em casa?

Sim reformulamos hábitos e gerenciamos o tempo, e isso inclui desde a arrumação, ao tempo em família, culinária e cursos online: há um mundo de oportunidades à espera. Mesmo depois do confinamento.


Aprender novas habilidades

Um resultado benéfico de passar mais tempo em casa? Muitos serão obrigados, até forçados, a aprender algumas habilidades tradicionais da vida muitas vezes negligenciadas, como cozinhar para si mesmas.


Cuida de ti

Estar em casa não significa desleixo e preguiça. Deves continuar a cuidar do teu corpo e da tua mente, para que te mantenhas saudável. Vê algumas aulas de ginástica online (ou outras aulas de uma modalidade de que gostes) ou recorre a apps para fazer exercício – existem diversas opções gratuitas que te podem ajudar. Quando terminares o teu treino, trata da parte mental – podes praticar meditação ou ioga, ou simplesmente tomar um banho longo e relaxante com tudo a que tens direito.


Aproveita o tempo em família

Estar com a família é sempre importante, mas muitas vezes não temos oportunidade de passar tempo de qualidade com ela, entre o trabalho e as exigências de cada dia. Experimentem fazer todas as refeições em família, sem distrações eletrónicas, e pensem em atividades que podem fazer todos juntos, como pintura, artes manuais ou jogos em equipa. O importante é que todos possam escolher uma atividade e que todos se divirtam juntos.


Investe em ti

Existem diversos cursos que podes fazer de forma totalmente remota, sendo que muitos deles são gratuitos. Se sempre quiseste aprender uma nova língua, saber mais sobre vinhos ou simplesmente satisfazer a curiosidade sobre um certo tema, mas adiaste tudo por falta de tempo, esta opção é para ti. Escolhe um curso que te pareça interessante e vai em frente – verás que te vais sentir mais realizado e satisfeito por teres investido em ti próprio.


E o mais importante, cuidar da nossa casa, o planeta !



O mundo é todos nós! Vamos juntos cuidar bem da nossa casa🌎

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page